sábado, 30 de junho de 2012


                                       
                   Ressignificando a prática docente através de VALORES


Os valores humanos são os princípios que fundamentam a consciência humana. Eles estão presentes em todas as religiões e filosofias, independentemente de raças, sexo ou cultura. Inerentes à condição humana, na escola, estão presentes na apreciação e assimilação do conhecimento.
A educação do individuo não pode ser reduzida a apenas “acumular saberes” ou aprender a fazer algo, mas deve ser completada com a aprendizagem de valores.
Os valores não são conhecimentos apenas cognitivos. Eles devem ser vivenciados e experimentados, pois determinam a atitude das pessoas. Não basta apenas dar uma boa aula expositiva sobre o assunto, é preciso criar oportunidades paa que a criança possa vivenciar determinadas situações.
Segundo Ítalo Gastaldi, educador salesiano Italiano, “valor é a força capaz de tirar o homem da sua indiferença e provocar nele uma atitude de avaliação, porque contribui de alguma forma para sua realização pessoal.” Os valores colocam o homem diante de si mesmo, diante dos outros e diante do mundo, numa atitude de conhecimento, discernimento, avaliação e ação. Viver os valores é um desafio para tornar nossas relações verdadeiramente humanas, nos planos interpessoal e social.
Sendo a criança um ser completo e inuma natureza singular, indivisível e que possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio, ela estabelece relações e interação desde cedo com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que a circundam. Esta revela seu esforço para, compreender o mundo em que vive e explicita as condições de vida a que está submetida, a seus anseios e desejos, utilizando diferentes linguagens. Essas expressões precisam ser compreendidas e ressignificadas para que haja transformações no intimo da criança, nas suas relações com o outro e consequentemente no seu contexto particular e social.  
Entendemos que ao ressignificarmos os valores humanos estmos abrindo novas possibilidades para uma melhor convivência, não só no ambiente escolar que nos interessa em particular, mas também em todo um convívio social. Tornando assim um ambiente mais harmonioso, mais justo com a paz duradora e verdadeira é o nosso clamor e de todos aqueles que desejam e lutam por um mundo mais humanizado, fraterno e ecologicamente mais saudável.
Há entre nós, os profissionais de educação, uma queixa de que nossas relações  com nossos alunos são marcadas pela frieza, impessoalidade, rusticidade e autoritarismo. Nossas escolas  estão carentes de um ensino onde as crianças possam sentir prazer em frequentar, em construir o seu conhecimento, sendo assim, é necessário trabalhar alguns valores como: Amor, Não violência, Solidariedade, Respeito, entre outros, dessa forma contribuir para amenizar os problemas, as angustias, expectativas dos nossos alunos , pensando e realizando uma prática educativa onde o conhecimento aconteça com prazer e criatividade.
Ressigniificar os valores humanos dignifica a conduta humana e amplia a capacidade de percepção do ser como consciência luminosa que tem no pensamento e nos sentimentos, sua manifestação palpável e aferível. Eles unificam e libertam as pessoas do pequinês do individualismo, enaltecem a condição humana e dissolvem preconceitos e diferenças. Portanto, urge a necessidade de ressignificar a prática educacional docente através de valores para que o espaço escolar integre sob a égide de tais valores: o conhecimento, a família e a vida em sociedade.

Taciana Moura Siva


Um comentário:

  1. Olá Taci...gostei do texto. Lembrou-me um Curso com essa Temática que nós tivemos o prazer de participar anos atrás aqui em Queimadas. Abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir